Terraplenagem é o conjunto de operações dos trabalhos de campo que envolvam a movimentação de solo (terra), seja escavação, aterramento, nivelamento, transporte e remoção de terra, etc.
O serviço de terraplenagem é composto por subitens: Serviços Preliminares, Caminhos de Serviço, Cortes, Empréstimos, Aterros.
Serviços Preliminares: Todas as operações de preparação das áreas destinadas à implantação do corpo estradal, áreas de empréstimo e ocorrências de material, pela remoção de material vegetal e outros, tais como: árvores, arbustos, tocos, raízes, entulhos, matacões, além de qualquer outro considerado como elemento de obstrução.
Caminhos de Serviço: Vias implantadas e/ou utilizadas, em caráter provisório, para propiciar o deslocamento de equipamentos e veículos a serem acionados para atendimento às várias finalidades inerentes à execução das obras.
Corte: Segmentos de rodovias, em que a implantação requer a escavação no terreno natural, ao longo do eixo e no interior dos limites das seções do projeto (Off sets) que definem o corpo estradal, o qual corresponde à faixa terraplenada.
Empréstimos: Áreas indicadas no projeto, ou selecionadas, onde devem ser escavados materiais a utilizar na execução da plataforma da rodovia, nos segmentos em aterro. Tais áreas são utilizadas para suprir a deficiência ou insuficiência de materiais extraídos nos cortes.
Aterros: Seguimentos de rodovia cuja implantação requer depósito de materiais provenientes de cortes e/ou empréstimos no interior dos limites das seções de projeto (Off sets) que definem o corpo estradal, o qual corresponde à faixa terraplenada.
InfraestruturaInfraestrutura é a base ou estrutura invisível que dá suporte a uma construção, no ambiente urbano são exemplos de infraestrutura:
Pavimentação o revestimento feito por esse processo, constituído por materiais capazes de resistir ao trânsito constante de veículos melhorando a trafegabilidade, o conforto e segurança.
O asfalto é um material betuminoso derivado do petróleo, não é um material volátil e fica mais liquefeito a temperaturas acima de 150°C, possui características adesivas e isolantes.
Para a pavimentação, são três os tipos de asfalto: O Asfalto Diluído de Petróleo (ADP), O Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP), A Emulsão Asfáltica.
RESTAURAÇÃO E CONSERVAÇÃO RODOVIÁRIAPara que o pavimento atenda suas funções básicas, descritas acima, existem os serviços de restauração e conservação / manutenção rodoviária.
A Conservação é o conjunto de operações destinados a manter as características técnicas e operacionais da rodovia, até que tais operações se tornem antieconômicas.
Na conservação existem a Preventiva Periódica, que são realizadas periodicamente com o objetivo de evitar o surgimento ou agravamento de defeitos, e a Corretiva Rotineira, que são realizadas de acordo com uma programação, visando a eliminação de imperfeições existentes.
A Restauração é utilizada quando for necessário reestabelecer o perfeito funcionamento do pavimento, isto se dá, normalmente, pela substituição e/ou reconfecção de uma ou mais camadas existentes, reestabelecendo suas características originais.
DRENAGEM SUPERFICIAL (MEIO-FIO, SARJETAS E CALHAS)A drenagem superficial, tem como objetivo a captação ou interceptação e remoção das águas superficiais, que é o restante da água que não infiltrou nem evaporou, durante a precipitação (chuva), evitando sua acumulação na estrada, protegendo todo o corpo estradal bem como proporcionar estabilidade aos maciços de terra que constituem a infraestrutura e não causar erosão nos terrenos adjacentes.
O sistema de drenagem superficial se compõe dos seguintes dispositivos:
De acordo com os vários autores, não existe uma divisão exata separando com precisão as obras de arte corrente das obras de arte especiais, em linhas gerais, pode-se considerar como obras de arte especiais estruturas em que predomine o concreto armado e que exijam cuidados especiais para sua execução e projetos próprios.
São consideradas algumas obras de arte especiais: