Serviços

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Terraplenagem

Terraplenagem é o conjunto de operações dos trabalhos de campo que envolvam a movimentação de solo (terra), seja escavação, aterramento, nivelamento, transporte e remoção de terra, etc.

O serviço de terraplenagem é composto por subitens: Serviços Preliminares, Caminhos de Serviço, Cortes, Empréstimos, Aterros.

Serviços Preliminares: Todas as operações de preparação das áreas destinadas à implantação do corpo estradal, áreas de empréstimo e ocorrências de material, pela remoção de material vegetal e outros, tais como: árvores, arbustos, tocos, raízes, entulhos, matacões, além de qualquer outro considerado como elemento de obstrução.

Caminhos de Serviço: Vias implantadas e/ou utilizadas, em caráter provisório, para propiciar o deslocamento de equipamentos e veículos a serem acionados para atendimento às várias finalidades inerentes à execução das obras.

Corte: Segmentos de rodovias, em que a implantação requer a escavação no terreno natural, ao longo do eixo e no interior dos limites das seções do projeto (Off sets) que definem o corpo estradal, o qual corresponde à faixa terraplenada.

Empréstimos: Áreas indicadas no projeto, ou selecionadas, onde devem ser escavados materiais a utilizar na execução da plataforma da rodovia, nos segmentos em aterro. Tais áreas são utilizadas para suprir a deficiência ou insuficiência de materiais extraídos nos cortes.

Aterros: Seguimentos de rodovia cuja implantação requer depósito de materiais provenientes de cortes e/ou empréstimos no interior dos limites das seções de projeto (Off sets) que definem o corpo estradal, o qual corresponde à faixa terraplenada.

Infraestrutura

Infraestrutura é a base ou estrutura invisível que dá suporte a uma construção, no ambiente urbano são exemplos de infraestrutura:

  • Galeria pluvial;
  • Rede de água;
  • Rede de esgoto;
  • Rede de energia elétrica;
  • Rede de gás.
Pavimentação asfáltica

Pavimentação o revestimento feito por esse processo, constituído por materiais capazes de resistir ao trânsito constante de veículos melhorando a trafegabilidade, o conforto e segurança.

O asfalto é um material betuminoso derivado do petróleo, não é um material volátil e fica mais liquefeito a temperaturas acima de 150°C, possui características adesivas e isolantes.

Para a pavimentação, são três os tipos de asfalto: O Asfalto Diluído de Petróleo (ADP), O Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP), A Emulsão Asfáltica.

RESTAURAÇÃO E CONSERVAÇÃO RODOVIÁRIA

Para que o pavimento atenda suas funções básicas, descritas acima, existem os serviços de restauração e conservação / manutenção rodoviária.

A Conservação é o conjunto de operações destinados a manter as características técnicas e operacionais da rodovia, até que tais operações se tornem antieconômicas.

Na conservação existem a Preventiva Periódica, que são realizadas periodicamente com o objetivo de evitar o surgimento ou agravamento de defeitos, e a Corretiva Rotineira, que são realizadas de acordo com uma programação, visando a eliminação de imperfeições existentes.

A Restauração é utilizada quando for necessário reestabelecer o perfeito funcionamento do pavimento, isto se dá, normalmente, pela substituição e/ou reconfecção de uma ou mais camadas existentes, reestabelecendo suas características originais.

DRENAGEM SUPERFICIAL (MEIO-FIO, SARJETAS E CALHAS)

A drenagem superficial, tem como objetivo a captação ou interceptação e remoção das águas superficiais, que é o restante da água que não infiltrou nem evaporou, durante a precipitação (chuva), evitando sua acumulação na estrada, protegendo todo o corpo estradal bem como proporcionar estabilidade aos maciços de terra que constituem a infraestrutura e não causar erosão nos terrenos adjacentes.

O sistema de drenagem superficial se compõe dos seguintes dispositivos:

  • Valeta de proteção de corte;
  • Valeta de proteção de aterro;
  • Sarjetas;
  • Meio fios;
  • Saída d’água;
  • Descida d’água;
  • Dissipador de energia;
  • Bueiro de greide;
  • Caixa coletora;
  • Bacia de captação.

OBRAS DE ARTE ESPECIAIS

De acordo com os vários autores, não existe uma divisão exata separando com precisão as obras de arte corrente das obras de arte especiais, em linhas gerais, pode-se considerar como obras de arte especiais estruturas em que predomine o concreto armado e que exijam cuidados especiais para sua execução e projetos próprios.

São consideradas algumas obras de arte especiais:

  • Pontes;
  • Viadutos;
  • Bueiros Celulares de Concreto.